A 1ª edição da Porto Design Biennale mobilizou cerca de 50.000 pessoas ao longo de 81 dias, num vasto programa que integrou cerca de 300 projetos e 60 eventos como exposições, workshops, performances, instalações e conversas, apresentados em 37 espaços das cidades do Porto e Matosinhos, envolvendo 20 curadores e 310 participantes de 18 nacionalidades.

Post Millennium Tension

Post Millennium Tension

José Bártolo

Present Tense

Design and Democracy

Design Forum

Territorio Italia

Maria Milano

Projeto Escolas

Francisco Providência

Satélites

Emanuel Barbosa

José Bártolo
[Curador Geral]

Confrontando-se com as Tensões do Novo Milénio, a primeira edição da Porto Design Biennale procura analisar a atual configuração disciplinar do design. A reflexão considera, por um lado, a perspetiva histórica e as relações de tensão, afastamento e proximidade entre o design contemporâneo e o modelo do projeto moderno que vigorou até ao fim do milénio; por outro lado, torna-se pertinente a identificação e avaliação das formas e funções do design produzido nas duas primeiras décadas do corrente milénio, bem como a reflexão sobre a eficácia social do design e as novas ligações que sucedem com a dimensão económica, tecnológica, política, cultural e ambiental. 

Falar em Tensões do Novo Milénio corresponde a enunciar um quadro difuso de mudança e conflito que afeta profundamente as formas de produção e consumo, representação e comunicação, mediação e participação.

Contextualizado neste quadro complexo de tensões – identitárias, geopolíticas, financeiras – como surge o design por ele afetado? É com esta questão em pano de fundo que a primeira edição da Porto Design Biennale procura analisar a atual configuração disciplinar do design, privilegiando o desenvolvimento de três eixos programáticos:

- Present Tense centra-se no design português do novo milénio, procurando fazer o survey sobre uma prática profissional multiforme.

Design Forum tece o mapeamento crítico das tensões pós-milénio, trabalhando linhas de intersecção ou conflito entre o design e outros domínios disciplinares, bem como aspetos políticos, financeiros, tecnológicos e culturais.

Design and Democracy focar-se-á no contexto político do design e sobretudo numa reflexão sobre possíveis modalidades de relação entre Design e Democracia.

Curadores
Programa
Semana Inaugural
Notícias
Porto Design Biennale
Equipa
Parceiros
Publicações
Imprensa
Sede / Lojas / Cafetaria
Info