Maria Milano
[Curador]
A cada edição, a Porto Design Biennale destaca um país convidado, construindo para este uma programação diversificada que, mesmo se centrada no design, apresenta diversas das suas manifestações culturais. A presença italiana na primeira edição da Porto Design Biennale é a expressão da forte capacidade teórica e projetual do país para ultrapassar crises, interpretar as mudanças socioculturais em curso e revelar grandes inovações conceptuais e tecnológicas. Itália ainda hoje acompanha a mudança com respostas que nascem da sua sólida estrutura
humana, o substrato de todos os projetos e dos recursos do país.
Territorio Italia propõe três exposições e um conjunto de eventos paralelos capazes de interligar projeto, cultura e território, entendido aqui como um tecido geográfico, económico, social e cultural. O programa abre com a inauguração, em 19 de setembro, da exposição Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo. Seguem-se Riccardo Dalisi – Perfeita Imperfeição e Abitare Italia – Ícones do Design Italiano, inauguradas a 27 e 28 de setembro, respetivamente. A conferência Territorio Italia, a 25 de outubro, procurará ativar a reflexão acerca da sólida e prestigiada cultura de design do país.
O território italiano, neste contexto, torna-se um cenário crítico e interativo, revelando a sua fragilidade e a sua condição de geografia delicada e expectante. A partir das dobras desta fragilidade e da riqueza cultural que deriva desta condição de abertura ao mundo, o território italiano reage, cria e continua a olhar para o futuro, sem esquecer a herança cultural e material do seu passado.