A 1ª edição da edição Porto Design Biennale, sob o tema
Post Millennium Tension, olha para o design como uma disciplina mediadora face aos desafios emergentes – identitários, geopolíticos, financeiros, tecnológicos, ambientais – e procura encontrar alternativas e utopias concretas que contenham potencial para ser realizadas.
Convidaram-se os participantes a pensar as tensões, mutações e iminências do novo milénio, numa perspetiva de:
designer enquanto autor, onde a criação de uma linguagem própria impele a um olhar crítico para a sua dimensão de agente em contexto;
designer enquanto produtor, que utiliza os meios de produção e a tecnologia para pensar processos e objetos significativos e contextualizados num mercado produtivo em veloz mudança;
designer enquanto colaborador, inserido num contexto disciplinar vasto onde o cruzamento de autores e áreas de conhecimento aponta novas propostas de futuro;
designer enquanto curador, criador de narrativas selecionadas, combinando materiais históricos e contemporâneos e propondo histórias inovadoras de leitura do mundo.
Mais do que categorizar, pretendeu-se que os participantes explorem diversas formas de ação, que poderão manifestar-se sob formatos igualmente diversos, como: debate/colóquio; workshop/formação; exposição/instalação; publicação/edição. A integrarem a programação paralela da bienal, valorizaram-se projetos que propõem interpretações críticas do tema geral desta edição, que consigam repensar os formatos tradicionais de apresentação pública e que alarguem a abrangência de públicos alcançados e as formas de com eles interagir.
O Open Call For Projects recebeu um total de 82 candidaturas, tendo o júri selecionado, por unanimidade, dez projetos, apresentados no âmbito do programa Satélites, entre 19 de setembro e 8 de dezembro.
Desconecta [PT]
Autor: Ana Paiva
Um site que apenas funciona
offline, apresentando um número significativo de
posters a que só é possível aceder quando desligamos a internet.
The (mis)guided Tours [PT]
Autores: Laurem Crossetti, Isabeli Santiago, Alícia Medeiros
Uma série de percursos pedestres críticos que visam refletir sobre o espaço urbano que nos rodeia. Conduzido por profissionais de várias áreas, cada percurso propõe uma abordagem única e criativa à ação em ambiente urbano.
DEPT. [PT]
Autores: Calibro, Duncan Evennou, Donato Ricci, Benoît Verjat
Um projeto de investigação que, através de um workshop participativo, estuda os efeitos e impactos das plataformas digitais nos tecidos urbanos do Porto, a sua cultura material e os seus hábitos. Recorre à mistura das abordagens do design, da sociologia digital e das artes performativas para a produção, visual e material, de discussões fundamentadas e diálogos.
Espaço Dúbio [PT]
Autores: Studio N.º3 (Bruna Henriques, Sara Silva, Teresa Araújo)
Uma publicação em formato jornal que contém texto original que faz a análise do fenómeno das notícias falsas. A intenção é desafiar o leitor a perceber que o que se destaca é falso, isto fica evidente através de uma aplicação de realidade aumentada que revela a verdade.
Futuresse [CH]
Autor: common-interest (Corinne Gisel, Nina Paim, Ann Kern)
Uma biblioteca feminista feita de ângulos mortos, histórias por contar e narrativas em falta na história e teoria do design. O projeto assume a forma de uma plataforma online em crescimento permanente, para a qual todos são convidados a submeter títulos de livros para histórias e/ou teorias do design que ainda falta escrever.
DESIGNAgorá [IT]
Autor: Associazione Socio Culturale italiana del Portogallo Dante Alighieri, Francesca Vita
Um ciclo de cinema documental que mostra as conexões que o design tem, por natureza, com algumas das principais questões da nossa época, nomeadamente a capacidade de mediar tensões ambientais, imaginar novas estratégias para as cidades e novos caminhos para a renovação de saberes locais.
Do fazer enquanto pensamento: prática reflexiva na era do desconhecido [PL]
Autor: Wiktoria Szawiel
Com a incerteza como ponto de partida e a dúvida como orientadora, arriscaremos agir e reagir no momento. Os participantes do workshop serão confrontados com um cenário ambíguo e convidados a enquadrar, reagir, intervir, conversar e reenquadrar a situação encontrada.
Posthuman Design [IT]
Autores: The Bench Collective (Alessandro Ianniello, Shanti Alberti di Catenajo, Andrea Alò, Lorenzo Angè, Giovanni Di Crescienzo, Lorenzo Fort, Andrea Giussani, Giulio Interlandi, Marcello Maffi, Andrea Mancinelli, Gianluca Marchitelli, Rei Morozumi, Cristina Muto, Giovanni Orlando, Marco Sebastiani, Lorenzo Vasilotta)
Uma exposição que leva os visitantes numa viagens trans-media, passada num cenário futurista, que combina realidade aumentada com um ambiente natural, quase primordial. O cenário da exposição torna o conteúdo utilizável através de uma sedutora experiência de utilização, que transforma os participantes em utilizadores pró-ativo, aproveitando os dispositivos tecnológicos que trazemos sempre connosco.
Pop’lar [PT]
Autor: Joana Carneiro
Uma exposição interativa que pretende democratizar o imaginário cultural da música popular portuguesa. Partindo do design das capas de uma coleção privada de cassetes, propõe-se devolver à música o seu lado mais táctil.
Para além do espaço físico, A sintomatologia das perturbações mentais [PT]
Autores: Vítor Barbosa, Ana Macedo, Bárbara Gomes, Pedro Fonseca
Um projeto de sensibilização social sobre saúde mental através de uma recolha de informações e dados sobre as doenças mentais em dois espectros quase opostos: o conhecimento científico e o conhecimento geral. Através de uma instalação imersiva (projeção, fotografia, texto e objetos quotidianos) o espectador é transportado para o mundo interior da pessoa com perturbação.
OPEN CALL FOR PROJECTS [09.04—03.06.2019]
— VENCEDORES [
download]
— REGULAMENTO [
download]
— ESCLARECIMENTOS [
donwload I + II]