[
folha de sala]
O projeto
Y, Desenhar Portugal parte da convicção de que as escolas (de design) são laboratórios e observatórios existenciais, focados na tecnologia, na sociologia e na estética do Design.
Convidando as 35 escolas de design portuguesas — públicas e privadas, de ensino politécnico e universitário, continentais e insulares, com formação nos três ciclos de estudo —, a participarem numa mostra crítica do design que se fez nos últimos três anos, esta exposição divide-se em dois registos: auto-representação das 26 escolas participantes — exibição não filtrada dos 142 projetos recebidos; e a representação curatorial da exposição — seleção taxonómica de 60 projetos ilustrativos.
O conjunto dos 60 projetos constitui uma sinopse do pensamento em Design, revelando a pertinência e contributo de cada uma das escolas aqui representadas pelos seus alunos e professores, ilustrando as preocupações da
Geração Y (ou
Millennial), mas também da ontologia do próprio Design que, tal como o desenho, se funda na convergência entre um desenhador (autor singular ou coletivo), um meio de produção (tecnologia) e um desejo ou propósito (programa).
As escolas constituem, talvez, o maior e mais fecundo recurso crítico de investigação e desenvolvimento em Design, conciliando-o com a realidade de cada território e cultura. Tem sido, por isso, sobretudo nas escolas e pelas escolas, que tem passado a produção de conhecimento em Design, de que esta bienal será demonstrativa: a Porto Design Biennale também nasceu numa escola.
A comunidade das escolas reúne grupos muito diferentes: os alunos, que são a emergência viva da sociedade; os professores, que aprendem com eles; e as organizações que os acolherão, integrando-os na comunidade social e económica. É por isso que, nas escolas, mais se sentem as tensões do novo milénio. É por isso que, nas escolas, melhor se sente o pulsar do significado de Design, polarizado nos focos da tecnologia, da sociologia e da estética.
Sob estes três focos, as escolas de design apresentam neste novo milénio diferentes respostas à crise social, económica e cultural, reafirmando o Design como disciplina, ou cada vez mais como in-disciplina, num esforço coletivo para desenho do futuro.
ESCOLAS
Universidade de Aveiro — Departamento de Comunicação e Arte
ESAD — Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos
ESAN — Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologia de Produção de Aveiro-Norte
Universidade do Minho, Escola de Arquitectura
Universidade de Évora — Escola de Artes
Universidade do Minho — Escola de Engenharia
Instituto Politécnico de Castelo Branco — Escola Superior de Artes Aplicadas
Instituto Politécnico de Leiria — Escola Superior de Artes e Design
Instituto Politécnico de Bragança — Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela — Instituto Politécnico do Cávado e do Ave Escola Superior de Design
Instituto Politécnico de Bragança — Escola Superior de Educação de Bragança
Instituto Politécnico de Coimbra — Escola Superior de Educação de Coimbra
Instituto Politécnico de Portalegre — Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico de Viana do Castelo — Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Instituto Politécnico de Viseu — Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu
Instituto Politécnico do Porto — ESMAD, Escola Superior de Media Artes e Design
Universidade de Lisboa — Faculdade de Arquitetura
Universidade da Madeira — Faculdade de Artes e Humanidades
Universidade da Beira Interior — Faculdade de Artes e Letras
Universidade de Lisboa — Faculdade de Belas-Artes
Universidade do Porto — Faculdade de Belas-Artes
Universidade de Coimbra — Faculdade de Ciências e Tecnologia
IADE — Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia
Universidade Lusíada Norte, Porto — Faculdade de Arquitectura e Artes
Universidade Lusíada Norte, Famalicão — Faculdade de Arquitectura e Artes
Universidade Lusíada Lisboa — Faculdade de Arquitectura e Artes
Design Gráfico e Expositivo
United by Design, Miguel Palmeiro
22.11—23.02.2020, inaug. 19:00
Galeria Municipal, Matosinhos
[entrada livre]