Em design gráfico, o conceito de sistemas está profundamente enraizado em aspetos formais. Quando este termo é invocado, é-o normalmente em relação com a macrotipografia, abordando o design tipográfico e a tipografia paramétrica, por exemplo. O branding e a sinalética são duas áreas que praticamente reivindicam a exclusividade do uso de ‘sistemas’ no design gráfico.
Uma série de residências, intitulada Design Systems, pretendeu desafiar essa tradição, proporcionando uma plataforma para a investigação do pensamento sobre ‘sistemas’ na sua relação com o design – estrutura e comportamento –, trabalhando abertamente com vista a uma compreensão politizada da sua prática e teoria. Assumindo a forma de workshops colaborativos abertos a um público diverso, realizados entre maio e junho, procurou questionar os sistemas que dão forma ao design e o modo como, por sua vez, o design os reforça e alimenta.
Explorando uma variedade de perspetivas, desde a política aos media e ao jornalismo, passando pela informação financeira e a economia, o resultado destas residências será mostrado em várias estações do Metro do Porto, com contribuições de Luiza Prado e Pedro Oliveira (A Parede), Belle Nuankhanit Phromchanya (ACED), Ruben Pater (Untold Stories) e Demystification Committee. O projeto servirá de base ao quinto volume da revista Modes of Criticism.
— Design Systems | exposição final 10.10—15.11.2019 Estações do Metro do Porto 10.10 — 08.11.2019 · Estação Aliados Por Luiza Prado e Pedro Oliveira · Estações Bolhão + Campo 24 de Agosto Por Ruben Pater · Estação Trindade Por Demystification Committee 19.10—15.11.2019 · Estação São Bento Por ACED — Design Systems | filme + conversa 26.10.2019, 17:00 Estação Campo 24 de Agosto, piso intermédio Screening do filme Interface Chaos e conversa com Demystification Committee Francisco Laranjo (curador) Francesco Tacchini (Demystification Committee) — Design Systems | workshops 01.05—22.06.2019 Shared Institute, Porto — workshop 1 | 10–12 maio 2019 DESIGN SYSTEMS: IMPOSSIBLE METHODS Por Luiza Prado & Pedro Oliveira (A Parede) O ato de fazer design produz outros designs, e fá-lo intervindo em relações totalmente dependentes do contexto e de uma base sociocultural. Entendemos o ato de fazer design enquanto produtor de material discursivo; defendemos que o discurso produzido por artefactos de design nunca pode ser algo mais do que provisório e performativo. Os participantes começam com um artefacto de design, que lhes é pedido que tragam para a sessão – em resposta a um conjunto de palavras-chave ou statement previamente entregue por nós – e lentamente ‘descascam’ as redes e ligações que dão forma à existência desse objeto no mundo, bem como às suas implicações de uso. Este ‘descascar’ pode ser uma narrativa, uma performance, um mapeamento ou qualquer outro meio disponível e/ou desejado; não importa o como, mas sim “o quê” e “porquê”. Luiza Prado & Pedro Oliveira são investigadores, artistas e educadores, trabalham com e à volta do pensamento decolonial. Em conjunto, trabalham como A Parede e são membros fundadores do grupo Decolonising Design. — workshop 2 | 31 maio–2 junho 2019 DESIGN SYSTEMS: NEWS THAT WILL CHANGE THE WORLD Por Belle Nuankhanit Phromchanya (ACED) O mundo está a mudar: de que lado estás? As mudanças globais estão imbuídas de ficção, captada através de metáforas, personagens imaginadas e poderes invisíveis. À medida que a realidade se torna o guião da nossa bolha noticiosa, a ficção revela-se um meio necessário de lidar com o real. Neste workshop intensivo de três dias, os participantes investigam as narrativas subjetivas das realidades globais, das fake news e teorias da conspiração à imaginação coletiva da internet. O programa irá explorar os arquivos noticiosos da Biblioteca Municipal do Porto; microfilmes, filmagens digitais, materiais impressos e dados históricos. Utilizaremos metodologias interseccionais de pesquisa para descobrir os padrões invisíveis e reunir novas peças probatórias que possam formar uma narrativa coerente. Utilizando material noticiosos como propaganda para cenários futuros, com humor, sarcasmo e boa vontade, o objetivo do workshop é apresentar uma versão alternativa da realidade. Belle Phromchanya é co-fundadora do ACED, um instituto de design, arte e jornalismo que tem por objetivo promover a interdisciplinaridade entre os vários campos, através da realização de produção experimental, pesquisa e desenvolvimento de conhecimento e programas públicos. — workshop 3 | 20–22 junho 2019 DESIGN SYSTEMS:MEANS OF PRODUCTION Por Ruben Pater (Untold Stories) Quando termos como design crítico ou design político são invocados, tendem a referir-se ao tema e não às condições do próprio design gráfico. As condições económicas subjacentes à produção e consumo do design continuam, em grande parte, a não ser questionadas. Este workshop propõe-se mapear, desconstruir e visualizar os meios de produção do design gráfico contemporâneo no contexto das cidades do Porto e de Matosinhos. Os meios de produção referem-se a todas as ferramentas, matérias-primas, fábricas e inputs utilizados para a produção de valor económico. No design gráfico, estes meios são o software, o hardware, as ferramentas gráficas, as redes de contactos, as gráficas, as tintas, as empresas de distribuição (digital), os canais de transmissão e as organizações privadas e governamentais que cedem espaços educacionais e expositivos, etc.. A visualização dos meios de produção deste mesmo workshop será apresentada como uma linha de produção sob a forma narrativa no espaço público. Ruben Pater, sob a designação Untold Stories, cria narrativas visuais que procuram apoiar a solidariedade, a justiça e a igualdade. O seu Drone Survival Guide (2013) recebeu atenção global enquanto peça de discussão sobre os drones militares; o livro The Politics of Design (BIS Publishers, 2016) aborda a responsabilidade dos designers na cultura visual. É orientador na Royal Academy of Arts (Haia). Curador Francisco Laranjo Design Expositivo A Parede; ACED; Untold Stories; Demystification Comittee Design Gráfico Shared Institute 01.05—15.11.2019 Shared Institute + Estações de Metro, Porto e Matosinhos [entrada livre] — CARTAZ [download]A criação intencional de modalidades de relação entre nós e os outros, isto é, a produção de formas de interação social, corresponde ao que entendemos por Design. Estes processos de modelação social relevam da ação do design, da produção de objetos, ambientes e interfaces, formas de comunicação e representação, serviços, programas e políticas que operam a mediação e a modelação da experiência humana.