Em design gráfico, o conceito de sistemas está profundamente enraizado em aspetos formais. Quando este termo é invocado, é-o normalmente em relação com a macrotipografia, abordando o design tipográfico e a tipografia paramétrica, por exemplo. O branding e a sinalética são duas áreas que praticamente reivindicam a exclusividade do uso de ‘sistemas’ no design gráfico.
Uma série de residências, intitulada Design Systems, pretendeu desafiar essa tradição, proporcionando uma plataforma para a investigação do pensamento sobre ‘sistemas’ na sua relação com o design – estrutura e comportamento –, trabalhando abertamente com vista a uma compreensão politizada da sua prática e teoria. Assumindo a forma de workshops colaborativos abertos a um público diverso, realizados entre maio e junho, procurou questionar os sistemas que dão forma ao design e o modo como, por sua vez, o design os reforça e alimenta.
Explorando uma variedade de perspetivas, desde a política aos media e ao jornalismo, passando pela informação financeira e a economia, o resultado destas residências será mostrado em várias estações do Metro do Porto, com contribuições de Luiza Prado e Pedro Oliveira (A Parede), Belle Nuankhanit Phromchanya (ACED), Ruben Pater (Untold Stories) e Demystification Committee. O projeto servirá de base ao quinto volume da revista Modes of Criticism.
— Design Systems | exposição final
10.10—15.11.2019
Estações do Metro do Porto
10.10 — 08.11.2019
· Estação
Aliados
Por Luiza Prado e Pedro Oliveira
· Estações
Bolhão + Campo 24 de Agosto
Por Ruben Pater
· Estação
Trindade
Por Demystification Committee
19.10—15.11.2019
· Estação
São Bento
Por ACED
— Design Systems | filme + conversa
26.10.2019, 17:00
Estação Campo 24 de Agosto, piso intermédio
Screening do filme Interface Chaos e conversa com Demystification Committee
Francisco Laranjo (curador)
Francesco Tacchini (Demystification Committee)
— Design Systems | workshops
01.05—22.06.2019
Shared Institute, Porto
— workshop 1 | 10–12 maio 2019
DESIGN SYSTEMS: IMPOSSIBLE METHODS
Por Luiza Prado & Pedro Oliveira (A Parede)
O ato de fazer design produz outros designs, e fá-lo intervindo em relações totalmente dependentes do contexto e de uma base sociocultural. Entendemos o ato de fazer design enquanto produtor de material discursivo; defendemos que o discurso produzido por artefactos de design nunca pode ser algo mais do que provisório e performativo. Os participantes começam com um artefacto de design, que lhes é pedido que tragam para a sessão – em resposta a um conjunto de palavras-chave ou
statement previamente entregue por nós – e lentamente ‘descascam’ as redes e ligações que dão forma à existência desse objeto no mundo, bem como às suas implicações de uso. Este ‘descascar’ pode ser uma narrativa, uma performance, um mapeamento ou qualquer outro meio disponível e/ou desejado; não importa o como, mas sim “o quê” e “porquê”.
Luiza Prado & Pedro Oliveira são investigadores, artistas e educadores, trabalham com e à volta do pensamento decolonial. Em conjunto, trabalham como
A Parede e são membros fundadores do grupo
Decolonising Design.
— workshop 2 | 31 maio–2 junho 2019
DESIGN SYSTEMS: NEWS THAT WILL CHANGE THE WORLD
Por Belle Nuankhanit Phromchanya (ACED)
O mundo está a mudar: de que lado estás? As mudanças globais estão imbuídas de ficção, captada através de metáforas, personagens imaginadas e poderes invisíveis. À medida que a realidade se torna o guião da nossa bolha noticiosa, a ficção revela-se um meio necessário de lidar com o real. Neste workshop intensivo de três dias, os participantes investigam as narrativas subjetivas das realidades globais, das
fake news e teorias da conspiração à imaginação coletiva da internet. O programa irá explorar os arquivos noticiosos da Biblioteca Municipal do Porto; microfilmes, filmagens digitais, materiais impressos e dados históricos. Utilizaremos metodologias interseccionais de pesquisa para descobrir os padrões invisíveis e reunir novas peças probatórias que possam formar uma narrativa coerente. Utilizando material noticiosos como propaganda para cenários futuros, com humor, sarcasmo e boa vontade, o objetivo do
workshop é apresentar uma versão alternativa da realidade.
Belle Phromchanya é co-fundadora do ACED, um instituto de design, arte e jornalismo que tem por objetivo promover a interdisciplinaridade entre os vários campos, através da realização de produção experimental, pesquisa e desenvolvimento de conhecimento e programas públicos.
— workshop 3 | 20–22 junho 2019
DESIGN SYSTEMS:MEANS OF PRODUCTION
Por Ruben Pater (Untold Stories)
Quando termos como
design crítico ou
design político são invocados, tendem a referir-se ao tema e não às condições do próprio design gráfico. As condições económicas subjacentes à produção e consumo do design continuam, em grande parte, a não ser questionadas. Este
workshop propõe-se mapear, desconstruir e visualizar os meios de produção do design gráfico contemporâneo no contexto das cidades do Porto e de Matosinhos. Os meios de produção referem-se a todas as ferramentas, matérias-primas, fábricas e
inputs utilizados para a produção de valor económico. No design gráfico, estes meios são o
software, o
hardware, as ferramentas gráficas, as redes de contactos, as gráficas, as tintas, as empresas de distribuição (digital), os canais de transmissão e as organizações privadas e governamentais que cedem espaços educacionais e expositivos, etc.. A visualização dos meios de produção deste mesmo
workshop será apresentada como uma linha de produção sob a forma narrativa no espaço público.
Ruben Pater, sob a designação
Untold Stories, cria narrativas visuais que procuram apoiar a solidariedade, a justiça e a igualdade. O seu
Drone Survival Guide (2013) recebeu atenção global enquanto peça de discussão sobre os
drones militares; o livro
The Politics of Design (BIS Publishers, 2016) aborda a responsabilidade dos designers na cultura visual. É orientador na Royal Academy of Arts (Haia).
Curador
Francisco Laranjo
Design Expositivo
A Parede; ACED; Untold Stories; Demystification Comittee
Design Gráfico
Shared Institute
01.05—15.11.2019
Shared Institute + Estações de Metro, Porto e Matosinhos
[entrada livre]
—
CARTAZ [
download]