Conferência/Debate que aborda o desenvolvimento da cultura digital no design. Explora-se o impacto das ciências da computação e a profunda influência dos discursos de informação no design, contando com o contributo de designers, arquitetos, artistas, teóricos, entre outros. As alterações nos processos de design através da tecnologia têm sido profundas e aceleradas. Compreender e moldar essa transformação constitui a base de actuação do design contemporâneo. O que podemos aprender do passado no que concerne ao design baseado em regras? O que são as estéticas informacionais? Quais as possibilidades de fabricação digital? A par dos novos institutos de fabricação digital que abrem sucessivamente será fundamental impulsionar novamente a história e a teoria do design? Ou persistiremos na sua latência? Black Box — Stories of the Future contribuirá para a construção de uma visão crítica acerca da influência da tecnologia computacional na disciplina, sinergias que procurarão iluminar respostas às perguntas do futuro.
Areti Markopoulou é arquiteta, educadora e tecnóloga urbana de origem grega. Trabalha a interseção entre arquitetura e tecnologias digitais. É diretora da IAAC – Institute for Advanced Architecture of Catalonia, em Barcelona; coeditora da Urban Next e cofundadora do StudioP52, uma galeria coletiva de arte e tecnologia.
Fabio Gramazio é um arquiteto com interesses multidisciplinares, que vão desde o design computacional e a fabricação robótica à inovação material. Em 2000, com Matthias Kohler, fundou o galardoado gabinete Gramazio Kohler Architecture. Ambos são professores catedráticos na ETH Zürich, onde dirigem em conjunto o Gramazio Kohler Research. Iniciou o primeiro laboratório robótico de arquitetura em 2005, que integra atualmente 30 investigadores.
Georg Vrachliotis é diretor do Arquivo de Arquitetura e Engenharia Civil do KIT – Instituto de Tecnologia de Karlsruhe; membro do conselho consultivo da revista Arch+; e coautor de vários livros, como Brazilian Intelligence. City, Theory and Technology (Spector Books, 2019) ou Structuralism Reloaded. Rule-Based Design in Architecture and Urbanism (Menges, 2011); entre muitos outros. É cocurador das exposições Sleeping Beauty. Reinventing Frei Otto’s Multihalle (2018); Frei Otto. Thinking by Modeling (2016/17); Fritz Haller. Architect and Researcher (2014).
Mario Carpo é professor na Barlett School of Architecture do University College de Londres, tendo dirigido o Centro de Estudos do CCA – Centro Canadense de Arquitetura em Montreal entre 2002 e 2006. As suas pesquisas e publicações centram-se na relação entre teoria da arquitetura, história cultural, história dos media e tecnologia da informação. O seu premiado livro Architecture in the Age of Printing (MIT Press, 2001) foi traduzido em várias línguas.
17:00 Abertura Isa Clara Neves, Jorge Figueira | curadores 17:10 Georg Vrachliotis 18:00 Areti Markopoulou 18:50 Intervalo 19:00 Gramazio Kohler 20:00 Intervalo / Jantar 21:30 Mário Carpo 22:30 Debate Isa Clara neves, Jorge Figueira, Georg Vrachliotis, Areti Markopoulou, Gramazio Kohler, Mário Carpo
[Design Gráfico Joana Machado]
Lugares condicionados à disponibilidade do espaço. Pré-reserva através do email info@portodesignbiennale.pt
04.12.2019, 17:00—23:00 Teatro Rivoli, Porto [entrada livre]
Design Forum decorre da tematização e problematização do tema central da Porto Design Biennale. Trata-se de tecer o mapeamento crítico das tensões pós-milénio e fazer refletir, por um lado, especificidades de caracterização disciplinar, por outro trabalhar linhas de intersecção, conflito, confluência ou consequência entre o design, outros domínios disciplinares e as tessituras políticas,
R. do Bonjardim, 143
4000-440 Porto